Desvendando os Doshas.

Pelo estudo da Ayurveda o ser humano é um microcosmo, composto dos mesmos elementos que o macrocosmo. São eles os 5 elementos de fundamentais Éter, Ar, Fogo, Água e Terra.
Os doshas são as representações físicas destes elementos, agrupados em três tipos, sendo:

Quando nascemos, recebemos uma dose única destes três doshas, particular de cada indivíduo, que é fixa (prakriti). Determinam-se aí as características físicas, psíquicas e espirituais da pessoa. Ao longo da vida, de acordo com o que comemos, sentimos, como se dá nossa rotina, e pelas mudanças ambientais esta configuração vai sendo modificada (vikriti) e pode se distanciar muito de nossa constituição base. É importante para manter uma boa saúde o             auto-conhecimento neste sentido e adotar medidas que nos possibilitem estar em harmonia com a nossa própria natureza individual.

 

Vata é seco, leve, frio, áspero, sutil, móvel e irregular/desordenado. Este dosha rege os movimentos de nosso corpo, como a circulação, os pensamentos, peristaltismo, sudorese, menstruação, defecação, etc. Encontramos este dosha principalmente no intestino grosso, sendo a constipação um sintoma de excesso deste, assim como má circulação, ansiedade, problemas do sistema nervoso e irregularidade do apetite.

 

 

 

Pitta é oleoso, quente, penetrante, leve, móvel (sem agito) ágil, coordenado e organizado. Este dosha rege as transformações do nosso corpo, como a digestão dos alimentos e sentidos – percepção real do mundo, discernimento, raciocício, visão. Encontra-se principalmente no intestino delgado e fígado, sendo as inflamações em geral sua manifestação de desequilíbrio, como gastrites, gota, e problemas de pele como espinhas e dermatites.

 

 

 

Kapha é úmido, oleoso, frio, pesado, macio, lento, pegajoso e estático. Este dosha rege a lubrificação, nutrição e estrutura dos tecidos, dando força, vigor e estabilidade, inclusive emocional. O encontramos em maior proporção no estômago, sendo a obesidade e o excesso de muco nas vias aéreas situações em que este dosha está em excesso.

 

 

É importante ressaltar que em todos nós, todos os elementos e consequentemente os doshas estão presentes, porém em maior ou menos quantidade. Optei por não colocar características físicas para evitar um auto-diagnóstico. É importante ser avaliado por um terapeuta, que levará muitos fatores em consideração ao fazer uma avaliação individual.

Convido os leitores para que deixem suas dúvidas e sugestões abaixo para o nosso próximo tema sobre Ayurveda.