Orientação para profissionais de massagem e bem-estar voltarem à atender | Covid-19

Desde a chegada da pandemia do novo coronavírus ao Brasil, no início do ano, muita coisa mudou na vida dos profissionais autônomos na área de massagem e bem-estar, em março as atividades foram adiadas por uma questão de segurança, se deu inicio ao isolamento social
Agora, depois de quase 3 meses a dúvida é como voltar com os atendimentos tomando todos os cuidados consigo e com o cliente.

Veja 6 tópicos importantes que nós da Amo massagem e bem-estar listamos para quando você profissional massoterapeuta, esteticista e naturólogo puderem voltar a atender seus clientes em segurança após a quarentena da Covid-19.

  • 1. Legislação
    • Cada estado terá sua retomada gradual de acordo com a situação local.
    • Esteja atento às novas regras locais da sua região, estadual e nacional e ajuste de acordo com suas práticas.
  • 2. Local de atendimento
    • Fique atento à higienização da sua sala de atendimento, bem como as áreas comuns e nos objetos que os clientes tocarem, como interruptores e maçanetas.
    • Mantenha o local arejado, a boa circulação de ar é importante.
    • Aconselhável as macas estarem com lençóis descartáveis trocados e descartados a cada paciente.
    • Na troca do lençol também higienize a maca antes de cobri-lá novamente.
    • Dê preferência para toalhas e lençóis descartáveis, do contrário terá que ter 1 unidade para cada cliente e um serviço de lavanderia.
    • Todo material utilizado deve ser higienizado e esterilizado ao finalizar o tratamento.
    • Recomenda-se retirar o calçado ao entrar no local de atendimento ou colocar uma proteção descartável no calçado, para facilitar na manutenção do chão no decorrer do seu expediente.
  • 3. Agenda
    • Organize os agendamentos de forma que não ocorra aglomerações em áreas comum, como salas de espera, e que você tenha tempo para higienizar e preparar a sala para o próximo cliente.
  • 4. Anamnese
    • Como de costume você vai realizar uma anamnese do seu cliente, conversar e entender o seu momento atual assim como questões relacionadas a saúde, o que talvez possa ser um pouco diferente é que terá que fazer perguntas específicas aos sintomas do novo coronavírus.
    • Fique atento à clientes sintomáticos e também assintomáticos, realize uma boa anamnese antes de sair atendendo.
    • Ainda é tudo novo em relação à covid-19 e muitos estudos estão sendo realizados para entender como o corpo e seu sistema reagem após a contaminação e a recuperação, como fica o sistema respiratório, a circulação, etc…  enfim é um mistério. Por conta disso recomendamos cautela caso vá atender alguém que teve o novo coronavírus em seu corpo pois não sabemos se pode fazer mal para a pessoa, inclusive, seria bom ter uma orientação médica.
  • 5. Atendimento ao cliente
    • Disponibilize álcool em gel 70% para higiene dos seus clientes.
    • Lave sempre as mãos com sabão entre um atendimento e outro.
    • É indicado para este momento a adaptação ao uso de luvas em serviços que tenham contato direto na pele do cliente, como massagens. Caso opte por não usar luvas, ao higienizar suas mãos e ter o contato com a pele do cliente, evite ter contato com qualquer material em sua sala e principalmente, não passe as mãos no rosto.
    • Em caso de uso de creme já separe em uma cumbuca a proporção de acordo com cada atendimento, e tenha pelo menos 2 espátulas para utilizar, assim consegue tempo para higienizar entre um atendimento e outro.
    • Tenha sempre a mão o álcool em gel, se puder use avental e sempre atenda os clientes com máscara.
    • Inclusive, o uso de mascaras é para ambos.
  • 6. Divulgação e confiança
    • Com certeza o seu método de atendimento não será mais o mesmo, mas isso não precisa ser um problema, pelo contrário é importante e fará toda diferença para que você siga conquistando novos clientes e mantenha os que já são clientes confortáveis e confiantes de que podem ser atendidos por você sem preocupação.
    • Ao se comunicar com seu cliente mostre transparência e que você se preocupa com a proteção dele, e claro a sua também.
    • Volte com calma, sem muita sede ao pote. Você precisa se adaptar às novas exigências sem deixar passar nada. É uma questão de saúde.

Seguindo essas dicas você poderá oferecer o seu melhor para os clientes e voltar a fazer o que você ama com toda qualidade necessária.

Vá avante e não desista.
Você consegue! =)