Entendendo os pontos marma.

O corpo humano consiste em uma rede complexa de canais, órgãos, circuitos e tecidos em diversos níveis: Do sangue até o tecido neural mais refinado do cérebro. Estes canais inter-relacionados criam vários padrões, ligações com substâncias, energia e informações que viajam continuamente e circulam criando um mosaico de sistemas que nos faz quem somos.
Há três níveis de centros energéticos que conectam o corpo á mente e uma consciência maior – os chakras, nadis e os marmas. 

  • Os chakras são centros de energia localizados ao longo da medula espinhal. Estes centros são os mais sutis, sendo mais da natureza energética do que locais físicos.
  • Os nadis são os canais sutis que se originam nos chakras e chegam a diversos pontos do corpo, energizando nossos sistemas fisiológicos. Eles não são nervos físicos, mas sim fluxos energéticos perceptíveis.
  • Os marmas são regiões sensíveis que se desenvolvem a partir dos nadis. Estes podem ser sentidos como certos pontos ou regiões no corpo.

O professor de ayurveda Sushruta descreveu a constituição do corpo humano em 7 tecidos, 300 ossos (incluindo cartilagens e dentes), 210 articulações, 900 ligamentos, 500 músculos, 16 grandes tendões, 700 veias, artérias e nervos, 107 marmas. Como cirurgião, Sushruta levou este conhecimento para a prática de cirurgias, importante para evitar cortar pontos que levam á morte. Até hoje em dia médicos que praticam ayurveda atuam desta maneira durante as cirurgias. Isto significa que os marmas são partes importante de nossa anatomia e reflete processos-chave fisiológicos e psicológicos que ocorrem internamente.

Estes pontos interligam o corpo denso (Anamaya Kosha) ao corpo sutil (Pranamaya Kosha), estando localizados nos pontos de união de tendões, artérias, veias, nervos e articulações. Por esta ligação entre corpo e mente é importante terapia para trabalhar processos corporais inconscientes e reações emocionais. Tratar estes pontos pode aliviar emoções negativas e remover bloqueios mentais, incluindo vícios.
No sul da Índia, o estudo da Varmologia (nome na língua Tamil) é uma tradição indígena tão antiga que seus textos foram escritos em folhas de palmeira e manuscritos de papel. Atualmente esta arte é praticada de duas maneiras: Varmologia médica (pontos de toque terapêutico, massagem e herbologia) e Varmologia defensiva (arte marcial chamada kalari, na qual se estudam pontos que podem paralisar, lesionar e até mesmo matar o adversário).

De maneira terapêutica este conhecimento pode ser utilizado emergencial com uma aplicação para alívio imediato de sintomas agudos como desmaio, ou de modo contínuo para recuperação de lesões musculares, doenças endócrino-metabólicas, distúrbios circulatórios, digestivos, etc.

Em uma sessão de toque sutil nos marmas, há o desbloqueio destes pontos e regiões, para alívio das sensações desagradáveis tanto físicas como emocionais.

Esta técnica, de 60 minutos, que aprendi na Índia, pode ser aplicada no conforto da sua casa.

Entre em contato para agendar uma experiência diferente.