Filosofia Huna – O Princípio KALA

Como aplicamos este conceito na prática se tudo ao nosso redor existe um limite?  Nossos corpos crescem até certo ponto, nossa visão consegue chegar até certa distância, nossa audição consegue ouvir até certa frequência, temos um limite de idade e se percebemos teremos mais exemplos de limites ao nosso redor .

O Universo em si já é ilimitado  e se seguirmos o primeiro Principio IKE  vamos enxergar o mundo como um sonho que nos aproxima de um entendimento da natureza e dos limites. Para entendermos este princípio, vamos separar em dois tipos de limites : limites criativos e filtro dos Limites.

Limites Criativos

Um universo sem qualquer limitação é igual uma experiência ilimitada, ou seja, sem experiência.

Sem limites deveria ter como significado o mesmo que não há diferença ou sem comparação, e assim dizer que não há o que experienciar . A natureza é uma experiência de comparação de cores, aromas, frequências que escutamos de diferentes sons. Imagina se existisse apenas uma cor, um som. Não poderíamos enxergar ou escutar nada.

Por este motivo que o Universo ilimitado precisa dos limites criativos para nos permitir experiências.  Através deste limite podemos vivenciar a noite, a luz, o som, a música, o barulho, etc…  Da mesma forma que vivenciamos  através dos 5 sentidos .

Vamos imaginar um jogo qualquer  que é baseado em regras, sem estes limites seria impossível jogar um jogo de xadrez, não teríamos como jogar. Este é outro exemplo de um limite criativo que utilizamos  para alcançar nossas metas de uma forma consciente de toda a existência que já é ilimitada.

Filtro dos Limites

Filtro dos limites são limites que são construídos através das nossas ideias e crenças que não nos permitem ser criativos. Estes limitam nosso processo criativo não nos permitindo criar nossa própria existência.

Exemplos de crenças limitantes  quando nos colocamos no papel de vitimas que o mundo aonde moramos  é perigoso, não tem trabalho, etc…

Um bom parâmetro ou termômetro de como estas crenças limitantes estão presentes é através das nossas emoções. O medo, a raiva são limitantes no processo de criação. Hoje estas mesmas emoções foram tão “alimentadas “ que se transformaram em síndromes que nos bloqueiam de viver plenamente.

Retomando IKE – O mundo é o que você pensa que é.  Se você pensa que existe limites para a alegria, o amor, a saúde, a felicidade e etc, você só poderá vivenciar o que já limitou.  Mas na verdade você simplesmente não consegue enxergá-los ainda, como por exemplo uma criança que ainda não consegue ficar em pé, mas não quer dizer que não vai ficar no futuro. 😉

Sempre diga para você mesmo que agora você tem a perspectiva de uma criança comparando com o seu futuro, quando você crescer mentalmente e espiritualmente conseguirá enxergar muito além do que consegue enxergar hoje.

Portanto, uma chave essencial para ir além dos limites é deixar os padrões emocionais que nos bloqueiam como o medo, a raiva, o ressentimento e que fazem mal não só para os nossos relacionamentos como para você mesmo.

kalaPassos de ação para Kala

Pense em alguém no seu trabalho ou em casa que você evita…  Quem te traz uma sensação ruim?

Agora pergunte a você mesmo o que você não está conseguindo aceitar ou perdoar sobre essa pessoa.

Identifique o sentimento que te incomoda (que também pode ser você mesmo) até uma primeira forma de se perdoar.

Faça essas perguntas e reflita:

  1. Posso deixar ir esse sentimento?
  2. Quero deixar ir esse sentimento?
  3. Quando?

Reflita e responda cada pergunta num papel.

  • Não existem respostas certas ou erradas.
  • Para a 1 e 2 você pode responder  “sim” ou  “não “.
  • Na questão 3 pode ser respondida a qualquer período de tempo como agora ou nunca.

Repita este processo consciente até sentir que este sentimento não te incomoda mais. Depois imagine que tudo é possível, uma vez que você deixou o sentimento que bloqueia de ver outras possibilidades, como tivemos de exemplo a criança que está aprendendo a caminhar,  e que terá a possibilidade de andar. Você deixou ir a limitação que bloqueava e o impedia de mergulhar  no mar da Vida.

Infinitas Possibilidades.
Aloha.