Acupuntura no Tratamento de Dores Crônicas

Ninguém quer viver com dor… isso é óbvio! Mas assustadoramente cerca de 60 milhões de brasileiros são afetados por essa condição e 50% destes tem sérios comprometimentos das atividades rotineiras, diminuindo assim, a qualidade de vida destas pessoas.

A dor crônica é caracterizada como uma dor que persiste por mais de 3 meses (alguns autores consideram 6 meses como limite) ou que ultrapassa um período normal de recuperação. É uma dor que ocorre com frequência e causa uma sensação de extremo desconforto, mas se tornou tão comum que o indivíduo já se acostumou com ela.

A dor física é um sinal de que algo não vai bem e deve ser averiguada. Juntamente com a dor crônica, pode-se desenvolver insônia, irritabilidade, depressão, alteração no apetite, redução de libido, entre outros. Entretanto, muitas pessoas, ao menor sinal de dor,  já se dirigem a farmácia em busca de algum remédio. O remédio, no entanto, tem apenas a capacidade de causar analgesia  e mascarar o problema, mas não irá tratar a origem da dor.

Lombalgia, cervicalgia, cefaleias (inclusive enxaquecas), dores tendíneas e articulares como tendinite, artrose (osteoartrite), ciatalgia (dor ao longo do nervo ciático) estão entre as dores crônicas e podem ser tratadas com acupuntura, combatendo muitas vezes a raiz do problema.

Uma compilação de 29 estudos avaliando cerca de 18.000 pacientes realizada por pesquisadores internacionais mostrou que a acupuntura é um excelente tratamento para dores crônicas (Vickers, et al. 2012 – Acupuncture for Chronic Pain).

As vantagens da Medicina Tradicional Chinesa vão desde a cura permanente até a redução de medicamentos, com resultados rápidos e sem efeitos colaterais, buscando restabelecer o fluxo harmonioso de energia (Qi) pelos meridianos do corpo.

Além disso, seguem algumas dicas que podem ajudar na redução dos sintomas:

  • Respire e Medite – na respiração profunda, o organismo absorve maior quantidade de oxigênio, que auxilia no equilíbrio da energia (Qi) e o sistema nervoso libera substâncias de relaxamento.
  • Exercite-se – a atividade física aumenta o fluxo sanguíneo e diminui processos inflamatórios. Assim, apesar da vontade de ficar quietinho, é recomendado o exercício frequente mas de intensidade moderada.
  • Ame – estar perto de quem a gente gosta é um importante suporte emocional.