O SOL

3 de maio – Dia Mundial do Sol

O Astro Rei…

Um de seus significados é considerado como divindade desde as eras mais remotas da humanidade.

O seu símbolo astrológico é o círculo com ponto central = ESPÍRITO = EU = Essência primordial que representa nossa consciência divina, superior,que não tem começo nem fim.

sistema-solar

Ele é o  planeta central do nosso sistema, e ao seu redor orbitam em elipses os planetas na sequência: Mercúrio, Vênus, Terra, Marte, Júpiter, Saturno e Plutão.

É  através do movimento da terra ao redor do SOL que percebemos os ciclos de Dia/Noite (24hs), as quatro estações do ano (365 dias). Desta forma que temos  percepção  de tempo na terra e assim se criou os calendários.

 

O SOL é o representante do ELEMENTO FOGO sempre associado à  LUZ, CALOR, ENERGIA E VITALIDADE.  E nas 7 frequências de cores do arco-íris  é associado as cores quentes do AMARELO, DOURADO, LARANJA E VERMELHO, lembrando o nascer e o pôr do sol.

………………

As principais civilizações da antiguidade tinham o sol como divindade destacando -se os MAIAS, ASTECAS E principalmente os EGÍPCIOS.  Para eles o sol era o Deus supremo : AMON-RÁ.

 

amon-raO faraó era o Deus vivo, rei e soberano sobre tudo e todos, a própria encarnação de Amon-Rá na terra.
Suas ordens e desejos eram a voz de  Amon-Ra  sobre o Egito e seus escravos, além de ter o domínio sobre a VIDA e a MORTE da civilização egípcia.
Do Deus Amon-Rá surgiram OSÍRIS e ÍSIS. O Osíris era venerado como Deus Sol fonte de calor, vida e fertilidade, além de Deus do Nilo que visitava anualmente sua esposa ÍSIS (terra) na forma de inundações.

 

 

………………

Em relação a saúde a doença mais comum gerada pela falta da luz solar é a depressão sazonal que ocorre principalmente nos países Nórdicos.
O sol também é muito importante para a síntese de VITAMINA D  que ajuda na formação e manutenção da saúde óssea.

………………

E  como prática de exercícios para incrementar nossos cuidados com a saúde, vitalidade e centramento emocional podemos fazer diariamente a sequência de posturas de Yoga denominada SURYA NAMASKAR, conhecida como SAUDAÇÃO AO SOL.

saudacao_ao_sol_menor

 

Veja na imagem como funciona o exercício e a qual Chakra pertence.

Indicamos o vídeo da Arte de viver para que companhe e aprenda todos os movimentos:

 Saudação ao Sol / Surya Namaskar – Sri Sri Yoga

E VIVA O ASTRO REI!!!