A Primavera em nosso organismo

Hoje, dia 22 de setembro sairemos da quietude e introspecção do inverno e a primavera começa aquecer os corações congelados, traz de volta o canto dos pássaros, faz brotar o sentimento de renovação, pois é tempo de florescer!
As estações, principalmente no momento de transição de uma para outra, têm grande influência na forma como nos sentimos, nas nossas emoções e nosso metabolismo, afinal, os seres humanos são vistos como um microcosmos, sujeitos as alterações dos ciclos da natureza.
A energia da primavera esta associada à juventude, ao crescimento e ao desenvolvimento. Época do amor, essa fase esta voltada para a geração de energia, o que desperta o desejo sexual. Esse é o momento ideal para plantarmos e cultivarmos nossos sonhos e objetivos, pois a natureza desperta para uma nova vida.
O elemento MADEIRA rege a primavera e, os órgãos relacionados a este elemento são a vesícula biliar e principalmente, o fígado, u seja, é necessário nutrí-los para mantermos a saúde, pois estes órgãos assumem as “rédeas” tornando-se mais vulneráveis e deixando suas funções fora de sintonia.
Quando a energia do fígado está em excesso, com frequência gera calor e isso afeta nosso sono (insônia) e nosso estado de humor (irritabilidade, impaciência, estresse fácil, agitação, raiva, frustração).
O metal (pulmão) sofre influência direta da madeira (fígado) e quando há calor em excesso no fígado o metal pode ser derretido, tornando o organismo suscetível aos problemas respiratórios clássicos da primavera: alergias, sinusite, asma, bronquite. Afinal, o pólen não é “vilão” para todos, apenas para àqueles que estão com a energia do fígado em desarmonia.
A primavera pede espaço para dar vazão à sua expansão e quando bloqueamos isso podemos dar espaço à emoções descontroladas, falta de clareza mental, aumento da pressão arterial, paralisia facial, zumbido e coceiras em geral. Entretanto, podemos melhorar estes sintomas e restaurar o equilibro com acupuntura ou ainda evitar tais circunstâncias com alguns cuidados.

primavera_alimentacaoALIMENTAÇÃO

Após os excessos alimentícios do inverno, precisamos deixar o fígado descansar, por isso é importante evitarmos ingerir alimentos fortes e misturas muito complexas de serem metabolizadas. Além disso o sabor associado a primavera é o ácido, portanto, excesso ou falta de alimentos ácidos podem desequilibrar a energia do fígado e a vesícula biliar.

  • Frutas vermelhas (morango, melancia, amora) tonificam estes órgãos e por isso devem ser consumidas diariamente.
  • Prefira carnes brancas (peixes, aves) e consuma cereais integrais (arroz integral, massa integral, aveia), raízes e tubérculos (batata, cenoura, beterraba, nabo). Recomenda-se também o consumo de brotos, pequenas folhas verdes (salsa, orégano, manjericão, hortelã), cebola, alho-poró e limão.
  • Evite o excesso de proteínas animais, frituras e comidas oleosas, bebidas alcoólicas e doces, pois todos estes irão aumentar ainda mais a energia yang da primavera, provocando desequilíbrios.

 

primavera_arlivrePASSEIOS AO AR LIVRE

Recepcione a primavera! Saia e entre em contato com a natureza. Prefira passeios ao ar livre (campo, praia, montanha) e ambientes calmos, movimente e alongue os membros, conviva com pessoas alegres e criativas.
Coloque flores em sua casa e em sua vida! Ficar próximo da natureza, de alguma forma, auxiliam na reposição energética.

 

 primavera_olhosCUIDE DE SEUS OLHOS

Os olhos expressam a energia do elemento madeira (fígado). Assim visão turva, coceiras nos olhos, sensibilidade à luz, “vista cansada”, conjuntivite são expressões das desarmonias que estão ocorrendo no fígado. Então, quando se sentir cansado ou estressado evite usar muito os olhos, como numa leitura prologada.

A primavera é boa estação para reflexão, pois a direção do seu movimento é ascendente e ajuda na conexão com as energias superiores, facilitando a meditação.

primavera_exercite-seEXERCITE-SE

O fígado e o seu sistema associado, na visão oriental, nutrem o tecido conjuntivo, tendões e ligamentos. Portanto, para evitar o aumento da rigidez ou tensão nos músculos e articulações durante a primavera, é recomendado atividades de movimento, como dançar, caminhar e correr.

Manter o corpo em harmonia, muitas vezes, é impossível na vida moderna a qual nos encontramos. Mas, mesmo assim, com um pouco de cuidado e seguindo as recomendações sugeridas aqui, pode-se evitar a maior parte das influências nocivas à harmonia da pessoa, e com isso preservar a saúde e retardar o envelhecimento.