O Yoga como ferramenta de autocuidado para o profissional do bem-estar

Nós profissionais do bem-estar, na maioria das vezes, temos tanto a doar e transmitir aos nossos clientes, pacientes e/ou alunos que passamos muitas horas do nosso dia a oferecer aquilo que temos de melhor, e acabamos por esquecer de cuidar da nossa própria saúde e equilíbrio.yoga_desenho

Quando esquecemos de nós mesmos, em detrimento do outro, a longo prazo podemos adoecer. A energia que foi transmitida, nem sempre é restaurada da melhor maneira e o profissional adoece por não cuidar de si.
Há muitas ferramentas capazes de nos auxiliar na manutenção de nossa integridade física, mental e emocional.
E neste caso, a prática do Yoga pode ser muito eficaz.

O Yoga faz parte de uma filosofia indiana antiga que acredita-se possuir registros datados de mais de 5.000 anos. E apesar de todo esse tempo de existência, é atual, como se tivesse sido concebida recentemente.
A prática do Yoga é basicamente composta de asanas (posturas físicas), pranayamas (exercícios de respiração), relaxamento e meditação.  E é embasada na filosofia proposta por Patanjali em preceitos éticos e morais, como: a não violência, a verdade, o não se apropriar de coisas alheias, o contentamento, o auto estudo, a entrega, dentre outros.

Os benefícios do Yoga para a saúde são diversos e tem sido comprovados pela ciência e pela vivência de cada praticante. Podemos destacar:

  • O aumento da flexibilidade
  • Fortalecimento muscular
  • A melhora da consciência
  • Melhora a postura corporal
  • Melhora da respiração
  • O alívio da ansiedade
  • Redução de dores corporais e do estresse.

É importante que estejamos atentos ao despertar para o autoconhecimento, e consequentemente, para a autocura através das ferramentas que nos são acessíveis pois só atenderemos bem os nossos clientes, pacientes e/ou alunos, se de fato, também estivermos em harmonia conosco.

Com amor e bençãos.