Acupuntura na Gestação

A Gravidez é um momento único e especial na vida da mulher, mas também um processo de grandes mudanças em diversos aspectos. O corpo vai se transformando para gerar, abrigar e alimentar uma vida e, sendo assim, é natural que surjam alguns desconfortos durante esse período, como azia, náuseas, dor nas costas, inchaços, falta de ar, ansiedade. No entanto, não se pode fazer uso de uma série de medicamentos e a acupuntura pode ser a opção certa no tratamento de diversos sintomas da gestação.
A acupuntura tem como objetivo restabelecer o fluxo energético do organismo para que ele possa curar a si próprio e prevenir dores e doenças. Os benefícios da acupuntura na gestação vão desde a melhoria da fertilidade, sintomas da gravidez, parto e pós-parto.

  • Para as mulheres que tentam engravidar a acupuntura pode auxiliar na regulação da menstruação, aumentar a fertilidade e reduzir a ansiedade das tentativas. Bem como, a prática beneficia a qualidade das células reprodutivas (espermatozoide e óvulo).
  • Na gestação é possível minimizar os incômodos de cada fase. Os enjoos, vômitos, constipação e dores de cabeça do primeiro trimestre; a pressão alta, ganho de peso excessivo, azia, alterações emocionais do segundo trimestre; e os edemas, a dor lombar do terceiro trimestre. A acupuntura prepara o corpo para o parto, até mesmo a posição fetal incorreta pode ser corrigida.
  • Durante o nascimento a acupuntura também pode ser utilizada, auxiliando na analgesia, relaxamento, estímulo ou redução de contrações e regulação da dilatação. Apesar da técnica normalmente não substituir o analgésico, apesar reduzir a quantidade aplicada.

A concepção altera novamente todo o sistema energético, visando nutrir o feto por meio da amamentação, contudo podem ocorrer desarmonias que irão ocasionar mastite, falta de leite e até depressão pós-parto e a acupuntura pode restabelecer o fluxo harmonioso, evitando ou resolvendo estas questões.
Os riscos para gestantes com acupuntura se mostram bastante pequenos, entretanto cuidados devem ser sempre tomados. Alguns pontos podem estimular a contração uterina, resultando em nascimento prematuro ou até mesmo aborto. Por isso, procure profissionais sérios e competentes para aproveitar os benefícios e fugir de qualquer contratempo.