Acupuntura: uma aliada no tratamento do Câncer

O Câncer é um tumor maligno, caracterizado pelo crescimento descontrolado de células anormais, que podem invadir tecidos e órgãos adjacentes (metástase). Existem diversas classes da doença, cada uma com sua fisiopatologia e sintomatologia clínica. Assim, o tratamento também é diverso, com diferentes classes de quimioterápicos, radioterápicos e hormônios, além de muitas vezes ser necessário o tratamento cirúrgico.

A Acupuntura tem um papel de adjuvante nesses pacientes com neoplasias malignas, buscando qualidade de vida e bem-estar, que são extremamente importantes para pessoas nessas condições. A Medicina Chinesa, ao enxergar o organismo como um todo, consegue de forma muito eficaz controlar as dores, edemas pós-operatórios, náuseas, vômitos, xerostomia (boca seca), cansaço, efeitos colaterais de medicamentos e toda a variedade de sintomas que surgem junto com a doença e o seu tratamento. Além disso, estima-se que 20% dos pacientes que finalizam o tratamento do câncer ainda sofrem de dor crônica, mesmo alguns anos após o término do tratamento.

A Universidade de Los Angeles (UCLA) realizou um estudo onde verificou uma redução significativa do mal-estar, náuseas e vômitos em pacientes “pré-tratados” com acupuntura, antes de se submeterem à quimioterapia. Hoje, a acupuntura é rotineiramente administrada no serviço da UCLA, antes, depois e entre as sessões de quimioterapia (Taw LB, et al., 2014).

A Acupuntura já é bastante reconhecida como uma ferramenta poderosa para o controle de dores em geral, entretanto, menos conhecido é seu sucesso com dores oncológicas, podendo inclusive permitir a redução de medicamentos opióides, minimizando seus efeitos colaterais (perturbação mental, mudanças de comportamento, prisões de ventre) e melhorando a qualidade de vida.

Referência:  Taw LB, Taw MB, Maish MM. East-West Approach to Postoperative Nausea and Vomiting. Proceedings of UCLA Healthcare. Volume 18 (2014).