Você sabe como funciona a Medicina Tradicional Chinesa?

ORIGEM E FUNDAMENTOS

A Medicina Tradicional Chinesa (MTC) pode ser vista como uma ferramenta que promove o equilíbrio integral do indivíduo e, não simplesmente para curar males específicos. Esse conjunto de práticas desenvolvidas ao longo de milhares de anos na China, sendo o sistema mais utilizado no mundo – estima-se que mais de 2 milhões de pessoas utilizem Medicina Chinesa, em cerca de 120 países – e reconhecido pela OMS e por vários Institutos ou  Sistemas de Saúde. Uma medicina com cerca de mais de 4 mil anos de história e seus fundamentos são usados até os dias de hoje provando o seu valor, sua segurança e eficácia clínica.

visorium-medicina-tradicional-chinesa-qi

A MTC é bastante ampla e se utiliza não apenas da acupuntura, mas também de fitoterapia, dietética, massoterapia, exercícios (Tai Chi Chuan, Qi Gong), meditação, quiropraxia e farmacoterapia. Os chineses consideram a doença como desarmonias, bloqueio ou estagnação na circulação de energia, gerando desequilíbrios energéticos, mas que podemos e precisamos equilibrar para retomar a saúde (harmonia).

O espírito contemplativo dos chineses lhes permitiu perceber as relações entre tudo que existe na natureza, e estes ciclos e movimentos, regidos por Tao (“caminho”) estruturaram os pilares da MTC, pois dentro dessa visão holística, o homem é parte integrante da natureza, com processos bastante semelhantes.

O taoísmo é uma filosofia oriental tradicional, onde a MTC está fortemente enraizada, que tem como conceito chave o Tao, que significa “caminho”. Tao é a força cósmica subjacente que cria o universo, a fonte de todos os fenômenos. O espírito contemplativo dos chineses lhes permitiu perceber as relações entre tudo que existe na natureza, e estes ciclos e movimentos, regidos por Tao estruturaram os pilares da MTC. Dentro dessa visão holística, o homem é parte integrante da natureza, com processos bastante semelhantes, onde, para alcançar a felicidade e uma vida longa, precisa integrar-se a este fluxo e ritmo espontâneo.

O tratamento da MTC acontece por meio de canais superficiais e profundos, que percorrem o corpo e por onde o Qi (energia) circula. Os canais superficiais se interligam com os canais profundos, podendo assim conectar aos órgãos internos, bem como a todos tecidos, tendões, nervos, ossos, vasos sanguíneos, possibilitando que todas funções orgânicas ocorram de forma adequada. Caso algum bloqueio ou estagnação ocorra, ou mesmo o Qi estando debilitado ou em excesso, o equilíbrio estará afetado o que leva aos sintomas, que podem ser diagnosticados inclusive pelo pulso ou através da análise da língua.

UTILIZAÇÃO E BENEFÍCIOS

A Medicina Chinesa começa pelo conceito de saúde, ensina como perdemos esta condição e como podemos regressar a ela, funciona muito bem como um sistema preventivo. Possui eficácia para uma grande variedade de queixas, incluindo algumas muitas vezes não diagnosticadas e não tratadas pela medicina Ocidental. De acordo com a MTC, quem sofre de insônia, por exemplo, deve cuidar melhor dos rins, fígado e/ou coração; quem mencionar irritabilidade deverá ter seu fígado tratado; quem sofre de lombalgia deverá tonificar seu rim.

Pode-se utilizar a MTC para uma infinidade de distúrbios:

  • Doenças de pele, alergias
  • Dores crônicas, dores musculares
  • Problemas respiratórios (bronquite, asma, rinite, sinusite)
  • Paralisia
  • Infecções
  • Sangramento intenso, amenorréia;
  • Irritabilidade, raiva, depressão, ansiedade, TPM;
  • Calorões, sudorese excessiva
  • Diarréia, distensão abdominal
  • Insônia
  • Palpitações

Um indivíduo que busca o tratamento através da MTC não é considerado paciente (aquele que é passivo, que espera), mas sim um “agente” de sua recuperação/reabilitação, pois o terapeuta irá conduzir o tratamento e orientar, mas para que o resultado seja muito mais eficaz é preciso que a pessoa esteja disposta a fazer mudanças em seus hábitos. Sendo assim, é um sistema que ajuda e incentiva o autoconhecimento na busca da cura desejada. Além disso, quando comparada a tratamentos ocidentais, como medicamentos ou cirurgias, a MTC é muito menos dispendiosa.

 

Conheça YIN E YANG , aqui você vai entender sobre o equilíbrio da sua energia.