O inverno em nosso organismo

No dia 20 de junho iniciaremos o inverno e para os chineses cada estação do ano tem uma profunda influência sobre nosso metabolismo, nossas emoções e nossa forma de pensar. Assim como a natureza, o ser humano também é regido por ciclos: alguns extremamente curtos, como a respiração, outros mais longos, como as estações. Cada período de um ciclo tem sua importância e influência na nossa condição energética.

O elemento água rege o inverno e os órgãos relacionados a este elemento são a bexiga, os ossos, os órgãos reprodutores e principalmente os rins. De acordo com a medicina tradicional chinesa os rins armazenam toda energia (Qi) no corpo e essa energia é requisitada em momentos de cura ou de prevenção de alguma doença, em momentos de mudança e de estresse. Sendo assim, é bastante importante mantermos os rins em equilíbrio.

O inverno é de natureza Yin – frio, umidade, introspecção e repouso. Como tal, os desequilíbrios energéticos dessa época, normalmente estão associados à redução da energia Yang, o que deixa a pessoa letárgica e fraca. Além disso, vento e frio trazem consigo gripes e resfriados.

Este ciclo pede mais horas de sono, é um momento de recolhimento e reflexão. Período ideal para meditação, leitura e ações que exijam mais concentração e menos movimento (Tai Chi Chuan, Chi Kung, Yoga). Além disso, existem alguns cuidados especiais, que ajudam a passar pelo inverno com saúde.

ALIMENTAÇÃO
Devemos manter uma alimentação que dê preferência a alimentos que tonifiquem a energia Yang. O ideal para essa época são sementes (que são altamente energéticas) como as nozes, amêndoas, castanhas, girassol, gergelim, linhaça, lentilha, verduras aquecidas e feijões de todos os tipos. Sopas e ensopados, alho e gengibre também auxiliam no aquecimento do organismo, reduzindo o consumo de energia.
Bebidas quentes, principalmente chás antes de dormir ajudam bastante na manutenção da energia Yang.
É importante evitar laticínios, farinhas brancas e o consumo excessivo de batatas, pois esses alimentos tendem a gerar letargia no organismo. Alimentos crus (peixes, saladas e algumas frutas) não devem estar presentes na alimentação nessa época, pois resfriam ainda mais o organismo.
Apesar de o inverno ser um período onde devemos armazenar energia, devemos ter cuidado com alimentos excessivamente gordurosos, pois essa energia pode ficar acumulada em forma de gordura. Assim, a melhor forma de armazenar energia é através de uma alimentação leve, mas energética, com doses moderadas e regulares, sem passar fome.

DORMIR BEM
O sono e a qualidade dele é muito importante nesse período, sendo aconselhável dormirmos mais horas do que nas demais estações do ano, pois assim é possível restabelecer a energia Yin e consequentemente preservar a energia Yang.
Entretanto, a MTC tem milhões de anos e sabemos que o estilo de vida da maioria das pessoas, atualmente, não permite esse tipo de comportamento. Assim, vale a pena tentar preservar a qualidade do sono.

AQUECER O CORPO
Manter o corpo bem agasalhado é senso comum, mas podemos potencializar o aquecimento (além de aproveitar um momento de relaxamento) aquecendo os pés com água quente.
No inverno, o tratamento de Moxabustão é bastante indicado, pois aquece e estimula a circulação energética e sanguínea.

REDUZIR O ESTRESSE
Busque por alguma maneira de aliviar o estresse, seja meditando, fazendo yoga ou algum trabalho manual. O importante é aliviar as pressões cotidianas.