Dia Internacional da Medicina Integrativa.

A Medicina Integrativa é a prática que reafirma a importância da relação entre o paciente e o profissional de saúde.

Ela foca na pessoa em seu todo e faz uso de diversas abordagens terapêuticas que associadas ao tratamento da medicina convencional, sempre baseados em evidências em relação à segurança e à eficácia, cuida do paciente considerando seu corpo, sua mente e seu espírito, incluindo também todos os aspectos da sua vida.

A cura, segundo a medicina integrativa, não vem de fora, mas de dentro.

Remédios, tratamentos, cirurgias são necessários para acelerar a recuperação,  e que realizados em paralelo às terapias o resultado pode ser ainda melhor. 🙂 

É uma mudança de entendimento, um conjunto de ações que envolvem todo o bem-estar do indivíduo: desde seu estado físico, até o espiritual.

A base do trabalho é a prática de exercícios de atenção plena ao momento presente, que proporcionam esse estado de bem-estar e de profundo relaxamento.

O conceito de “Medicina Integrativa” foi criado nos EUA com o objetivo de promover uma aplicação coordenada entre métodos usuais e complementares de tratamento, visando tornar mais frequente a utilização de terapias complementares em situações nas quais essas estratégias já tenham se provado úteis.

–> Hoje, já são 29 procedimentos aprovados e aplicados em  Pacientes do Sistema Único de Saúde (SUS) no Brasil.

Como: Aromaterapia, Cromoterapia, Reiki, Florais, Bioenergética, Acupuntura, Meditação, Yoga e entre outras.

 

Fontes: 
http://portalms.saude.gov.br/noticias/agencia-saude/42737-ministerio-da-saude-inclui-10-novas-praticas-integrativas-no-sus
Hospital Israelita Albert Einstein
www.anahp.com.br