Cuidados com a saúde no Outono e Inverno | Ritucharya

O conjunto de rotinas sazonais, aconselhadas pela medicina Ayurveda para manter o equilíbrio dos elementos da natureza é chamado de Ritucharya. Finalmente, depois de muitos meses quentes, sentimos que o clima esfriou de vez, e na troca de estação nosso corpo tende a adoecer, caso não estejamos atentos á nossa saúde.

No outono-inverno as qualidades predominantes são frio, seco, áspero, móvel (vento), portanto há aumento do dosha vata, que possui as mesmas qualidades e é composto pelos elementos ar e éter.

Podemos sentir que a pele fica ressecada, o intestino preso, contraturas musculares, ansiedade, medo, insônia.

Caso o clima esteja mais chuvoso e pesado, típico de regiões litorâneas, por exemplo, os atributos úmido, pegajoso, estável, estarão em alta, e podemos sentir aumento de muco nas vias aéreas, congestão pulmonar, tristeza e letargia.  Para atingir o equilíbrio, buscamos reduzir estes atributos, com seus opostos.

Necessitamos de:

  • Regularidade e descanso, além de práticas estabilizadoras como yoga e meditação;
  • Auto-massagem para reduzir Vata com óleo vegetal de gergelim (quando estiver frio e seco) e/ou agendar uma massagem semanal com um profissional qualificado;
  • Evitar alimentos secos, crus e frios, assim como bebidas frias e gasosas. Caso queira algum destes, dê preferência pelo período mais quente do dia (de 10 a 14 horas);
  • No clima mais seco preferir sabores doce (inhame, pinhão, banana, tâmara, pêssego, beterraba, aveia, sementes e castanhas) salgado e ácido e reduzir picantes, amargos (agrião, brócolis, couve, espinafre) e adstringentes (ervilhas, feijões, tofu, lentilhas). No caso de um clima mais úmido, evitar os doces e preferir picantes.
  • Preferir alimentos mais cozidos, assados e grelhados, assim como aumentar a ingestão de líquidos mornos ou quentes;
  • Hidratar as narinas com óleo de gergelim ou ghee (até duas gotas em cada narina) antes de dormir e lavar com água morna e uma pitada de sal ao levantar nos dias secos.