Os 5 princípios do Reiki

Já sabemos que o Reiki trabalha com a energia vital universal que existe dentro de cada um de nós e que o amor é o principal alimento dessa energia. Agora, vamos entender um pouco mais sobre os 5 princípios do Reiki.
Quando Mikao Usui começou a divulgar o Reiki, ele percebeu que muitas pessoas que entravam em contato com essa energia conseguiam curas físicas importantes, mas logo depois retornavam com outros problemas de saúde.
Dessa forma, ele compreendeu que era necessário ensinar as pessoas a mudarem algumas condutas e pensamentos para transformarem suas vidas definitivamente e conseguir tanto a cura física, como a mental.
Com isso, ele criou 5 princípios básicos do Reiki. São eles:

preocupacao1) Só por hoje, não se preocupe.

Este é o princípio da confiança. Todas as situações da vida, sejam boas ou ruins, são grandes ensinamentos para o nosso crescimento pessoal. Ao entender esse princípio, você entra em harmonia com o fluxo do universo e permite que as coisas acontecem como devem acontecer. Você percebe que a sua preocupação não mudará os fatos e que a principal lição desse princípio é aprender a confiar no que o universo tem a nos oferecer. Confie, entregue e veja o que acontece.

zangado2) Só por hoje, não se zangue.

Este é o princípio da compreensão. Todas as vezes que você ficar zangado ou com raiva, perceba o que essa energia faz no seu corpo. A raiva é uma energia muito densa, que nos causa muita dor e que bloqueia os fluxos de energia do corpo. É um sentimento que precisa ser compreendido e transmutado. Geralmente, ela aparece quando queremos que as coisas sejam do nosso jeito. A grande lição desse princípio é compreender que as pessoas são diferentes e que elas também sofrem, assim como você. Ao compreender isso, conseguimos transmutar a raiva em compaixão.

gratidao3) Só por hoje, seja grato.

Este é o princípio da gratidão. O grande desafio aqui é enxergar a maravilhosa experiência que estamos vivendo e simplesmente agradecer. Pense na imensidão do universo e da oportunidade que foi concedida para você estar vivo e superar seus limites. A gratidão é um fio que nos conecta a energia universal. Quando estamos alinhados com esse princípio, tudo o que fazemos se torna uma bênção. A vida fica mais leve e feliz. Você percebe a grandeza do universo e agradece por fazer parte de tudo isso.

honesto4) Só por hoje, seja honesto.

Este é o princípio da honestidade. O grande ensinamento aqui é entender que você só consegue entrar em harmonia com o fluxo da vida quando você é honesto com os outros e, principalmente, consigo mesmo. Seja corajoso para encarar as suas mentiras e transformá-las em verdades. Seguir a verdade significa ouvir o chamado do seu coração. Procure identificar em que momento você não consegue ser verdadeiro e trabalhe para modificar essa situação. É uma tarefa difícil, mas será muito libertadora.

gentil5) Só por hoje, seja gentil.

Este é o princípio do amor. O mais importante e o mais difícil de ser compreendido. Imagine ser gentil com todas as pessoas que aparecem em sua vida? Mesmo com aquelas que já te fizeram sofrer em algum momento? Esse é o nosso grande desafio. Identificar em qual momento não conseguimos ser gentis e procurar compreender o motivo de não deixarmos o amor fluir livremente. Se o Reiki é uma energia de amor, precisamos observar em quais pontos estamos bloqueando essa energia e entrar no processo de purificação para colocar o amor em movimento. Lembrando sempre que gentileza gera gentileza.

Os 5 princípios são ensinamentos preciosos para estarmos em harmonia com a vida e com tudo o que ela pode nos oferecer. Ao praticarmos os princípios, potencializamos a energia Reiki dentro de nós e coisas fantásticas começam a acontecer.
De repente, você percebe que a sua verdadeira natureza sempre esteve alinhada com esses princípios e que a sua missão é apenas recordar e reativar esses ensinamentos.

Boa jornada 🙂