MANTRAS: Sons de poder e de cura.

A palavra mantra provém do sânscrito e significa instrumento da mente.

A prática de entoar mantras promove inúmeros benefícios, tanto físicos como emocionais. São fórmulas sonoras que acionam fisiologicamente circuitos cerebrais e mentais, alterando a vibração das células do corpo.

Todos os órgãos emitem som, tudo é frequência, e toda frequência é um som. Mesmo que nossos ouvidos não ouçam, emitimos sons o tempo todo, somos música, e como toda música, as notas precisam estar em consonância, em acordes, para se formarem uma harmonia e uma melodia. Se as notas não estiverem em consonância, não há melodia. Um corpo doente é como notas sem a devida conexão, fica desafinado.

Ao ouvirmos músicas com melodias especialmente destinadas ao equilíbrio, por exemplo, a interferência do som nas células irá colaborar para que o órgão doente seja alimentado por aquela harmonia, propiciando uma ajuda na cura. O som é como um comprimido, porém sem o peso da matéria. (Celso Zymon Naturalista, escritor e compositor)

Os sacerdotes hindus afirmam que os registros por escrito dos mantras são muito mais antigos do que acreditam as autoridades acadêmicas. A história popularmente aceita dos mantras, que até hoje é transmitida por uma tradição oral ensinada nos templos hinduístas, situa o primeiro escrito na época do Mahabharata, cerca de um milênio antes de Cristo. E os mantras sânscritos já existiam pelo menos dois mil anos antes nos mitos, fábulas e lendas.
Há inúmeros mantras para objetivos diferentes e a grande maioria serve para equilibrar a mente e o corpo físico. Alguns vão além, também harmonizando o campo espiritual. Tudo depende do que se fala e do seu poder de atuação.

O mantra não é algo místico, mas natural, e vem sendo utilizado por todas as tradições, porém com diferentes nomes. Uma oração ou uma afirmação que se repete várias vezes também é um mantra.
A prática do mantra pode ajudar você a se sentir mais calmo e energizado, além de aquietar a mente e trazer mais presença.
E você pode criar o seu próprio mantra para diversas situações.
Por exemplo: ao acordar, você pode agradecer pelo seu dia com uma frase (Eu agradeço o dia de hoje. Sou paz. Sou amor. Sou união).
Ao repetir pelo menos 3 vezes, você já criou um mantra de poder pessoal 🙂