Wu Tao – A Dança da Gestação

A Gestação é um processo maravilhoso onde a mulher se conecta com seu corpo e com suas emoções com mais intensidade.
Em cada período a dança tem um papel fundamental para proporcionar suporte e acolhimento para as transformações ocorridas ao longo dos 9 meses .
Esta é uma ferramenta essencial que além de ajudar a mãe, o seu bebê também receberá os benefícios pois os canais de energia são um só. Além da musicoterapia , as meditações de cada elemento também proporcionaram relaxamento para o bebê.
Esta dança chamada Wu Tao (Wu=dança Tao=caminho) baseada nos cinco elementos da medicina chinesa, foram criadas 5 danças principais para ativação dos canais de energia (meridianos) localizados no corpo .
Durante a gestação cada coreografia trabalha um aspecto físico, emocional, mental e espiritual. A grávida pode praticar esta atividade a partir do terceiro mês, desde que tenha sua autorização médica para realização de exercícios físicos.
Cada aula tem duração de 1 hora sendo realizada 1 vez por semana .A gestante recebe integração de tratamento holísticos como cromoterapia, reiki e arteterapia.
Uma vez liberada para realização de exercícios físicos será realizada uma avaliação individual para o aquecimento da dança com alongamentos, exercícios respiratórios, trabalhos de consciência corporal de forma personalizada para que na execução da coreografia de cada elemento a gestante possa estar mais integrada com o o seu corpo.
A Wu Tao oferece movimentos apropriados para ajudar a gestante a passar pelas alterações naturais da melhor maneira possível, reduzindo os desconfortos e ajudando na saúde da mãe e do bebê. A dança ajuda também na força muscular de membros inferiores, superiores, lombar, abdômen e também do assoalho pélvico.
Os benefícios são diversos :

  • Redução das dores lombares, nas articulações, pernas e pés;
  • Melhora da postura;
  • Diminui inchaços e as câimbras;
  • Promove a consciência corporal;
  • Ativa a irrigação sanguínea, melhorando a circulação e aliviando a tensão nervosa;
  • O fortalecimento dos músculos do assoalho pélvico, ajuda a oferecer maior apoio ao peso extra da gravidez e a prevenir a incontinência urinária, além de ser importante para o parto normal e evitando complicações no pós-parto;
  • Diminui as complicações como hipertensão e diabetes gestacional;
  • Ajuda a manter a condição física anterior à gestação;
  • Aumenta a disposição para a realização de atividades do dia-a-dia;
  • Favorece o parto e o pós-parto, tornando esses momentos bem mais tranquilos;
  • Reduz os níveis de estresse;

O processo da gestação, parto e aleitamento exige bastante do corpo da mulher portanto quanto mais ela cuidar de seu estado físico e emocional, melhor poderá aproveitar a fase e com saúde para ela e seu filho.
Esta técnica em particular proporciona benefícios que vão muito além dos físicos e emocionais pois o fluxo de energia vital ativado durante a dança elevará um alto nível de consciência espiritual.