Aromaterapia na Gestação

A Gestação é um período de intensas mudanças para a mulher. É um momento em que ela se depara com uma morte simbólica de quem ela era e o renascimento de uma nova expressão dela e da sua identidade. Por isso, muitas e muitas vezes esse período pode trazer sintomas físicos e emocionais desafiadores. A mulher pode ter que lidar com enjoos, dores musculares, retenção de líquidos, medos, angústias, incertezas, inseguranças. Afinal, seu corpo está mudando, ela tem de lidar com emoções novas e está podendo se olhar de uma forma até então desconhecida. Mesmo que seja a segunda, terceira ou quarta gestação, isso tudo poderá vim, de formas e intensidades diferentes, pois o contexto, o momento e a própria mulher são outros.

oleosCom a Aromaterapia, nós podemos, além de aliviar os desconfortos físicos que são presentes em vários períodos da gravidez, podemos usá-la para que a grávida se sinta segura para se olhar, perceber seus medos, lidar com eles, promovendo o autoconhecimento de forma sutil e perfumada para que ela possa se conectar com seu corpo, se conectar com seu bebê, ouvir o que eles têm a dizer, confiar nessa conexão para permitir nascer a mãe.
No início da gravidez é muito comum, embora não seja uma regra, que a mulher manifeste enjoos e náuseas. A inalação dos óleos essenciais de gengibre e/ou limão e/ou hortelã-pimenta nesse momento pode proporcionar conforto e alívio.

  • O Gengibre por ser uma raiz, traz a energia do aterramento, da conexão com o momento presente e por isso diminui os medos do que está por vir.
  • Hortelã-pimenta que alivia as preocupações, o excesso de pensamento e permite que a mente dela fique limpa, com a energia mental fluindo e restaura o equilíbrio do corpo físico, do sistema digestório, para que ela possa “digerir” as novas informações.
  • O Limão que trabalha bem na energia do estômago e fígado, desintoxicando esses órgãos assim como as emoções de baixa vibração permitindo que ela as libere, soltando o choro, os medos, as angústias e dê espaço para o novo.

gestantes_humorNo segundo semestre, algumas mulheres podem experimentar a ansiedade e oscilações de humor. Nesse caso, óleos essenciais equilibrantes como a Lavanda podem oferecer um bom suporte nesse momento. Se ela também estiver com problemas de retenção de líquidos o Limão (de preferência o LFC – livre de furanocumarinas para não causar manchas na pele) diluído no óleo vegetal em massagens corporais pode ajudar a liberar as emoções que estão se acumulando como água no corpo.
No final da gestação a grávida pode passar por crises de insônia e os óleos sedativos são ótimos recursos.

  • O Ylang-ylang além de sedativo, vai trabalhar as questões relacionadas à sexualidade, traumas e bloqueios para que essa energia flua de forma equilibrada. Ele vai dissolver medos que se concentram na região da pelve e refletem na auto estima e segurança, podendo trazer a consciência de suas capacidades, principalmente de trazer uma vida ao mundo.

No pós-parto, óleo essenciais que despertam a segurança, a confiança no fluir e na abundância podem ser de muito auxílio para a mulher.

  • O Vetiver é um óleo que diminui os medos, traz o acolhimento, que muitas vezes a mulher tanto precisa para superar os desafios quando se tem um bebê no colo. Ele é um ótimo óleo para a conexão mãe-bebê, que facilita a aceitação da simbiose, a comunicação entre eles.

Assim como na gestação, muitas das substâncias que a mulher tem contato ultrapassam a barreira placentária, no pós-parto absolutamente tudo vai para o leite que o bebê vai ingerir. Por isso é fundamental o uso responsável da Aromaterapia, pois alguns óleos podem causar efeitos nocivos e colocar em risco o bem-estar da mulher e de seu bebê. Óleos que contém cânfora, anetol, salicilato de metila, tuiona, mesmo em baixas dosagens, podem ser tóxicos e devem ser evitados. Na dúvida, vale a pesquisa ou consulte um aromaterapeuta.
Aqui estão presentes algumas sugestões, porém cada mulher possui sua singularidade e pode necessitar trabalhar outras questões e a boa notícia é que existe um grande número de óleos essenciais que podem ser usados para diversas situações permitindo que a mulher possa aproveitar de forma plena esse mergulho profundo em si, se transformar e transcender.

A Aromaterapia na gestação é uma forma de acolher no nosso corpo a força e a sabedoria das plantas nos ajudando a se conectar com a nossa própria natureza, da mulher que cria, gera a vida, acolhe e a alimenta.

 

Encontre um profissional próximo a você e agende um horário. Profissionais certificados e de confiança