Ritmo Respiratório e a Personalidade

Respirar é sentir a vida… 

Antes de finalizarmos nosso sagrado elemento metal (AR) para entrarmos no elemento água na estação do inverno gostaria de compartilhar do processo da respiração associada a nossa personalidade.
A forma como respiramos influencia na forma como nos relacionamos com o mundo interior e exterior. A respiração é um constante fluxo de tudo que trazemos e soltamos na vida (inspiração e expiração).

Quando respiramos estamos movimentando nosso Prana (indianos) Ki ou Chi pelos orientais. A qualidade desta energia que circula em nosso corpo refletirá em todas áreas (mental, emocional, física e espiritual). Estas duas descrições de padrões respiratórios nos ajudam a identificar a relação consigo e com o mundo.
Identificar este padrão e modificá-lo produzirá uma mudança decisiva na sua maneira de sentir a vida.

respiracao_correta_01Respiração – Deixe entrar (predomínio da expiração)

Com este tipo de respiração algumas pessoas facilmente se cansam, não tendo resistência.
Sua postura física demostrará um posicionamento dos ombros e tórax encolhidos representando uma forma de proteção e carência, sendo compensadas com uso de nicotina, café e outros estimulantes.
Para este padrão é proposto um exercício que compense este excesso de expiração.
Vamos focar em uma inspiração longa e a expiração mais curta.
O ritmo será: conte até 4 ao inspirar, conte até 4 enquanto segura o ar e conte até 2 ao expirar.
Depois você pode duplicar este padrão para 8|8 e 4. Enquanto realiza este exercício coloque uma música, pode ser no trabalho ou dirigindo incluindo em suas atividades diárias.
Se tiver dificuldade em realizar este exercício associado as atividades diárias tente então em um local tranquilo aonde possa se concentrar e deixar fluir.

respiracao_correta_02Respiração – Deixe ir (predomínio da inspiração)

Este padrão reflete numa postura contraria a primeira pois aqui a pessoa tem o “tórax de pombo”.
Há um controle muito forte pois há dificuldade em demostrar fraqueza. Aprendeu que ao se demostrar forte recebe admiração dos outros e por isso é difícil de tirar esta máscara que também pode ter suas fraquezas.
Como no primeiro exercício, para compensar o excesso do padrão respiratório vamos realizar o oposto: O ritmo é expirar em 4, segura em 4 e inspira em 2 e depois no decorrer dos dias poderá também duplicar fazendo 8|8 e 4.
O importante é a regularidade.  Realize este exercício durante um mês e depois perceba as diferenças ocorridas durante o processo permitindo mais energia para o seu corpo integralmente.

Podemos dizer que nos alinhamos com a dança da Vida através da nossa sagrada RESPIRAÇÃO.