Ninguém quer viver com dor… isso é óbvio! Mas assustadoramente cerca de 60 milhões de brasileiros são afetados por essa condição e 50% destes tem sérios comprometimentos das atividades rotineiras, diminuindo assim, a qualidade de vida destas pessoas.
A dor crônica é caracterizada como uma dor que persiste por mais de 3 meses (alguns autores consideram 6 meses como limite) ou que ultrapassa um período normal de recuperação. É uma dor que ocorre com frequência e causa uma sensação de extremo desconforto, mas se tornou tão comum que o indivíduo já se acostumou com ela.
A dor física é um sinal de que algo não vai bem e deve ser averiguada. Juntamente com a dor crônica, pode-se desenvolver insônia, irritabilidade, depressão, alteração no apetite, redução de libido, entre outros. Entretanto, muitas pessoas, ao menor sinal de dor, já se dirigem a farmácia em busca de algum remédio. O remédio, no entanto, tem apenas a capacidade de causar analgesia e mascarar o problema, mas não irá tratar a origem da dor.
Lombalgia, cervicalgia, cefaleias (inclusive enxaquecas), dores tendíneas e articulares como tendinite, artrose (osteoartrite), ciatalgia (dor ao longo do nervo ciático) estão entre as dores crônicas e podem ser tratadas com acupuntura, combatendo muitas vezes a raiz do problema.
Uma compilação de 29 estudos avaliando cerca de 18.000 pacientes realizada por pesquisadores internacionais mostrou que a acupuntura é um excelente tratamento para dores crônicas (Vickers, et al. 2012 – Acupuncture for Chronic Pain).
As vantagens da Medicina Tradicional Chinesa vão desde a cura permanente até a redução de medicamentos, com resultados rápidos e sem efeitos colaterais, buscando restabelecer o fluxo harmonioso de energia (Qi) pelos meridianos do corpo.
Além disso, seguem algumas dicas que podem ajudar na redução dos sintomas:
Tags: Acupuntura, Dicas, Dores Crônicas, Medicina tradicional chinesa, MTC
Biomédica formada pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), com habilitação em Genética e Imagenologia. Pós-Graduanda em Medicina Tradicioal Chinesa no Colégio Brasileiro de Acupuntura – ABACO/CBA. Pesquisadora e colaboradora no Serviço de Genética Médica do Hospital de Clínicas de Porto Alegre (HCPA). Apaixonada pela vida e por seus mistérios, busca transformá-la em uma trajetória equilibrada, divertida e singular. CONTATO: biomedicajessicadick@gmail.com
A Acupuntura Digital Trigramas Chineses foi desenvolvido pelos professores Eloneide…
O Câncer é um tumor maligno, caracterizado pelo crescimento descontrolado…
A Gravidez é um momento único e especial na vida…