Para o sistema indiano de conhecimento médico/ciência da vida – Ayurveda, a saúde é um meio para podermos expressar nossos talentos naturais em harmonia com o universo resultando em felicidade, prosperidade e liberdade. Sua abordagem é holística, natural e individual. A partir da observação do funcionamento de cada indivíduo e do momento presente (períodos do dia, estações do ano, fases da vida), buscamos manter a saúde e há também meios de cura e/ou melhora de quadros patológicos. O nosso microcosmo, assim como o macrocosmo está atrelado aos 5 elementos: Éter, ar, fogo, água e terra. Estes, combinados, formam 3 energias que se manifestam fisicamente: Vata, Pitta e Kapha.
Veja mais em “Desvendando os doshas”.
O verão vai de 21 de dezembro à 20 de março.
Nesta época, pela aproximação do hemisfério sul com o sol, temos dias mais longos que as noites, e uma temperatura elevada constante que leva á um aumento do elemento fogo interno. É comum também a ocorrência de chuvas, pois a evaporação das águas se intensifica em razão do calor. Sendo assim, com calor e umidade o dosha Pitta (fogo+água) pode facilmente se acumular. Este estudo e adaptação às alterações climáticas se chama Ritucharya (Ritu – estação e Charya – movimento) e serve para impedir ou amenizar os efeitos negativos das mudanças do clima.
A segue algumas dicas gerais para que possamos nos manter bem nesta estação. No que diz respeito aos alimentos devemos moderar nos sabores salgados, picantes e ácidos: frutas azedas e fermentados como queijos, iogurte e bebidas alcoólicas.
Preferir sabores doces: frutas maduras – coco, uva, abacate, banana, maçã, pera, beterraba, cenoura, batata-doce, mel, leite, aveia, arroz, trigo.
Adstringentes: grão-de-bico, lentilha, feijões, alcachofra, cogumelos, couve-flor, repolho, caju, caqui, romã.
Amargos: folhas verdes – almeirão, chicória, rúcula, mostarda; cúrcuma, cacau.
Use temperos e chás como hortelã, erva doce, salsinha, cebolinha, orégano, manjericão e coentro. Como rotina diária preferir esportes de intensidade leve e moderada, aquáticos, locais calmos e refrescantes, sons da natureza ou instrumentais, usar roupas de cores claras, receber massagem com óleo de coco ou girassol (dependendo de sua constituição e estado atual). Ao mesmo tempo evitar esportes competitivos, discussões e exposição excessiva ao sol.
Bom verão 🙂
Tags: alimentação, amo bem-estar, Ayurveda, bem-estar, verão
Fisioterapeuta - Especializada em Geriatria/Gerontologia Terapeuta de Panchakarma - Sri Sri College of Ayurvedic Science and Research em Bangalore - Índia (2016) Praticante de Meditação e Yoga - Fundação Arte de Viver "A ayurveda entrou na minha vida complementando a minha paixão pela gerontologia. Sendo conhecida como a ciência da vida, promove a saúde por meios naturais. Cada vez mais tenho consciência da conexão entre corpo, mente, espírito e natureza. Somos o que pensamos, digerimos e escolhemos".
O conjunto de rotinas sazonais, aconselhadas pela medicina Ayurveda para…
Segue aqui algumas sugestões, sobre os pontos marma, para o…
O corpo humano consiste em uma rede complexa de canais,…